40 anos ou mais: Estado amplia grupo de aplicação da 4ª dose contra a Covid-19 a partir desta quarta-feira

Arianne Lima

40 anos ou mais: Estado amplia grupo de aplicação da 4ª dose contra a Covid-19 a partir desta quarta-feira
O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (SES), decidiu ampliar, a partir desta quarta-feira, a segunda dose de reforço conta a covid-19 para as pessoas com 40 anos ou mais de idade.  A definição, que foi construída junto aos municípios, segue a recomendação feita pelo Ministério da Saúde na segunda-feira.

A imunização deve ser feita com as vacinas da Pfizer, AstraZeneca ou Janssen, após o intervalo de quatro meses da aplicação do primeiro reforço. Em Santa Maria, em função do quantitativo de doses disponíveis e da organização das equipes, uma ação prevista para sábado deve aplicar a 4ª dose em pessoas acima de 45 anos.

Leia também

Confira a agenda de vacinação contra a Covid-19 desta semanaEstado lança lista com os 20 indicadores que irão orientar políticas de saúde até o final de 2023Em Santa Maria, número de casos de dengue em investigação ultrapassa 350Dos Prontos-Atendimentos às unidades de saúde: saiba onde estão os pediatras da rede pública de Saúde em Santa Maria

NOVA RECOMENDAÇÃO

Quem iniciou o esquema vacinal com a dose única da Janssen também deverá reforçar a proteção contra o vírus. A última recomendação era para aplicação de dose de reforço em pessoas a partir dos 18 anos, dois meses após a primeira aplicação. Agora, quem tem 18 anos ou mais deverá receber um segundo reforço quatro meses após o primeiro reforço. Aqueles com idade superior a 40 anos precisam de um terceiro reforço, que deverá ser aplicado após o intervalo de quatro meses do segundo. Nesses casos, a recomendação é que sejam usadas as vacinas AstraZeneca, Pfizer ou Janssen.

CAMPANHA DE IMUNIZAÇÃO

O Ministério da Saúde já distribuiu mais de 518 milhões de doses das vacinas Covid-19, garantindo a proteção de 77% da população brasileira com as duas doses. Com exceção do grupo de 5 a 11 anos, último a ser incluído no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação Contra a Covid-19 (PNO), todas as outras faixas etárias estão com uma cobertura vacinal com a primeira dose superior a 90%. A cobertura com as doses de reforço vem crescendo conforme a inclusão dos grupos. Entre os idosos, por exemplo, a cobertura com a primeira dose de reforço chega a 92,4%.

A imunização é importante, por visa evitar casos graves e óbitos por Covid-19. Aproximadamente 22 milhões de brasileiros que iniciaram a vacinação contra a Covid-19 estão aptos para a segunda dose. A estimativa para a primeira dose de reforço, indicada para quem tem 12 anos ou mais, é de 62 milhões de pessoas aptas; e aproximadamente 27 milhões, no caso da segunda dose de reforço.

Por conta disso, o secretário executivo do Ministério da Saúde, Daniel Pereira, reforçou que as decisões da pasta, especialmente sobre a ampliação dos grupos, são baseadas em critérios científicos:

–Hoje o Ministério da Saúde reforça seu caráter sempre vigilante em relação à pandemia da Covid-19. Todas as decisões são baseadas em evidências científicas. É extremamente necessário que a população busque um posto de saúde e, em especial, as doses de reforço.

Uma pesquisa feita pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, encomendada pelo Ministério da Saúde, mostrou que a combinação heteróloga para a dose de reforço, ou seja, de vacinas diferentes, é mais eficaz. Até agora, mais de 6,6 milhões de brasileiros tomaram a segunda dose de reforço.

por Arianne Lima – [email protected]

*com informações do Ministério da Saúde e SES

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Obras de ruas do Bairro São José, em Santa Maria, devem ser finalizadas até setembro Anterior

Obras de ruas do Bairro São José, em Santa Maria, devem ser finalizadas até setembro

Instituto Olavo Bilac e Colégio Politécnico lançam cursos de qualificação profissional para alunos do EJA Próximo

Instituto Olavo Bilac e Colégio Politécnico lançam cursos de qualificação profissional para alunos do EJA

Geral